Saber comunicar a proposta de valor da sua empresa
é o caminho para construção da identidade do seu negócio no mercado.
Quando finalmente a ideia de um novo negócio surge e a oportunidade da realização deste sonho chega, ter um bom plano de negócio é fundamental para acompanhar o crescimento da sua empresa e ter claro os objetivos e metas a serem alcançadas, sendo você um micro ou pequeno empreendedor.
Aqui vai uma dica para você colocar em prática seu plano de negócios com ajuda do SEBRAE:
↪ Aprenda a fazer um plano de negócio.
E quando chega o momento de lançar seu negócio no mercado …
Sua empresa está bem vestida para isto? Sabe como se posicionar?
É atrativa para seu público-alvo e sabe como se comunicar?
Um bom começo para lançar sua marca no mercado é ter o manual de identidade visual já definido.
Mas, o que é o Manual de Identidade Visual?
“É um documento que expõem os elementos gráficos que representam uma empresa e sua marca, a fim de garantir que a sua identidade visual seja respeitada no uso.” – Pesquisa rápida no Google.
Eu diria, também, que é ter sua logormarca/logotipo definido, fontes a serem utilizadas, slogan (se aplicado), paletas de cores definidas para sua comunicação e mais, o tipo de linguagem que irá utilizar para alcançar seu público-alvo.
♕ Baixe o E-book: Entenda seu Cliente e sua Jornada de Compra.
Através desta construção, a personalidade do seu negócio no mercado irá aparecer, trazendo individualidade e consistência em sua comunicação. Diminuindo assim, a possibilidade de sua marca ser confusa ou pouco entendida na cabeça do seu público.
Mas, como aplicar este conceito e ter este material pronto para estratégias de comunicação da minha empresa?
- Tudo começa com um bom Brainstorm e um Briefing bem elaborado para coletar informações essenciais do seu negócio.
- Alguns elementos gráficos, fontes, cores, palavras são estudados e apresentado ao cliente.
E aqui vai mais uma dica:Conceito extraído do clássico: “Administração de marketing”, Kotler,Philip/Keller,Kevin Lane.
- Dentro do escopo é é apresentado opções a serem definidas junto com o cliente.
- Definido a logomarca, fonte, slogan (se aplicado), o manual de identidade visual é apresentado produzido, com as regras de aplicação, como deve se usado e como não deve ser usado e dimensões, entre outras informações de aplicação.
Ficou mais claro a importância da identidade visual para o seu negócio?
Sentiu que precisa deste passo fundamental na comunicação do seu negócio?
Vamos conversar?
Eu posso te ajudar.